Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Autoconhecimento, cuidados com a saúde feminina e drinks não alcoólicos pautaram os conteúdos do terceiro dia de Bio Brazil Fair e Naturaltech 

Murilo Gun na área do conhecimento

O terceiro dia da 18ª edição das feiras Bio Brazil Fair e Naturaltech, consideradas as maiores no setor de produtos orgânicos e naturais da América Latina, foi marcado por debates importantes como autoconhecimento, cuidados com a saúde feminina e uma tendência de drinks não alcoólicos e com uma incrível harmonização de frutas e sabores. O evento também seguiu com sucesso de público, realização de negócios e visitas de celebridades renomadas. Confira os destaques do dia:

 

Casal assume namoro durante visita no evento!

Mari Gonzalez e o empresário Pipo Marques, filho de Bell Marques, e sócio da marca 100% Você, aproveitaram o lançamento da marca para oficializar os rumores do namoro. Durante visita da ex-BBB no estande, os dois trocaram olhares e beijos apaixonados, causando alvoroço entre os fãs e visitantes presentes no espaço!

Os casais Rafa Marques e Pati Guerra e Mari Gonzalez e Pipo Marques

Além do casal, a influenciadora Carol Peixinho, namorada do cantor Thiaguinho, e Pati Guerra, esposa de Rafa Marques, também sócio da marca e irmão de Pipo, também estiveram no espaço da marca.

 

Pati Guerra, Carol Peixinho e Mari Gonzalez

O surfista e campeão olímpico Ítalo Ferreira visitou a feira logo pela manhã, passando pelo estande da marca Mãe Terra, uma de suas patrocinadoras. Adepto de uma alimentação saudável e balanceada, o atleta de alto rendimento contou estar se preparando para a próxima etapa do Mundial de Surfe, que acontecerá em Saquarema, no Rio de Janeiro, a partir de 22 de junho. “Estou focado, motivado e em busca do meu melhor resultado. A alimentação conta muito nessa etapa preparatória”, comentou.

Ítalo Ferreira

A cantora e ex-BBB Wanessa Camargo visitou a feira em busca de novidades no mundo da alimentação saudável e orgânica. Vegana, a cantora disse estar encantada e muito feliz em ver tantas pessoas em busca de uma melhor alimentação e hábitos saudáveis. “Nosso corpo é nossa máquina, temos de cuidar dele com muito afeto”, comentou. Wanessa estava acompanhada de seu filho, João Francisco, atualmente com 12 anos de idade.

 

Wanessa Camargo

 

O empresário Felipe Titto esteve no estande da Desinchá, promovendo o lançamento dos produtos da marca.

Felipe Titto

 

Palcos e Arenas oferecem conteúdos voltados para saúde, bem-estar e alimentação natural

 

Arena do Conhecimento: o local foi palco nesta sexta-feira, dia 14, para Murilo Gun, youtuber, palestrante e professor de criatividade, ministrar o talk “Vida leve e negócios flow”, onde abordou as diferentes formas de expressarmos nossos sentimentos e como isso impacta nossa vida. “Reclamar muito é uma manifestação externa de um sofrimento interno. Precisamos ter em mente que tudo que sai da nossa boca, contém o que pensamos e o que estamos sentindo”, afirmou o palestrante.

Ele também ressaltou a importância e o poder de cada palavra que proferimos, pois são ferramentas importantes para definirem como o mundo nos enxerga e como nos posicionamos durante o nosso dia a dia. “Imagina se tivesse um colar como um gravador no seu pescoço o tempo todo e à noite, isso virasse um alimento. Isso iria te nutrir? Você acha que seria um alimento saboroso e saudável?”, confrontou. Para finalizar: deixou uma mensagem para o público reforçando que o coração é a nossa verdade e precisamos estar disponíveis e abertos para o novo, para novas experiências, novos trabalhos e novas oportunidades. Só assim seremos surpreendidos pela vida.

No mesmo local, ocorreu a palestra Mercados Responsáveis by Conexsus, composta pelas empresas AMAZ – Aceleradora de Impacto, ASPROC – Gosto da Amazônia, Carrefour, Dengo Chocolates, Grupo L’occitane, Imaflora, Origens Brasil, Rede Terra do Meio, Veja BR e WWF Brasil.

(da esq. à dir.) Susy Yoshimura (Carrefour), Paula Bonazzi (L’occitane), Arnoldo de Campos (Conexsus), Andresa Silva (Dengo Chocolates) e Clara Baitello (Terra do Meio)

Organizada em duas rodadas, ambas focadas no mercado de orgânicos, os convidados discutiram suas experiências, estratégias e perspectivas, expansão de portfólio, reajustes de produção e consumo, aproximação com a indústria para a minimização de riscos ambientais. Para abrilhantar a primeira parte da apresentação estavam presentes: Susy Yoshimura, diretora sênior de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil; Paula Bonazzi Cremonezzi, head de Sustentabilidade do Grupo L’occitane; Andresa Silva, head de Redes da Dengo Chocolates; Arnoldo de Campos, líder do núcleo de Inteligência de Mercado da Conexsus; e Clara Baitello, gestora Comercial da Rede Terra do Meio.

 

Voltado para os pequenos produtores, Arnoldo de Campos, líder de inteligência de mercado da Conexsus afirmou que “atualmente o foco da empresa é desenvolver negócios comunitários e melhorar estratégias de venda para pequenos empreendedores, o que chamamos de circuito curto”. Trazendo como destaque o Programa Floresta Faz Bem, uma parceria entre a Conexsus e o Carrefour, Susy Yoshimura, do Grupo Carrefour Brasil, destacou que o programa conecta produtores de povos originários ao mercado, promovendo o desenvolvimento sustentável e a conservação de ecossistemas”.

 

Para a segunda rodada do debate, estavam presentes Sebastião dos Santos Pereira, gerente de cadeia produtiva da Veja BR; Ana Carolina Bauer, analista de Conservação da WWF Brasil; Luiz Antônio Brasi Filho, gerente da Rede Origens Brasil (Imaflora); Laís Gomes, gestora de Acesso ao Mercado da AMAZ (Aceleradora de Impacto); e Ana Alice Britto, coordenadora de Comercialização ASPROC (Gosto da Amazônia), que discutiram sobre impactos ambientais, manutenção das florestas, conservação da Amazônia, povos indígenas, relação com as comunidades e os produtores locais, entre outros temas importantes.

 

No início da tarde, a Arena do Conhecimento também recebeu os palestrantes Naiara Bittencourt, assessora da presidência da Conab e Bruno Pinto, chefe da divisão de sistemas locais de abastecimento alimentar- SEAB/MDA, que abordaram o tema: A Importância das Compras Públicas de Orgânicos – Entenda o Decreto que regulamenta a nova composição, mais saudável, da cesta básica do brasileiro”.

Bruno Pinto explicou sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma iniciativa governamental que visa garantir segurança alimentar ao comprar alimentos de agricultores familiares para distribuição em programas sociais, promovendo também o desenvolvimento econômico local. Já Naiara Bittencourt destacou que em 2023 o PAA auxiliou cerca de 3.700 projetos alimentares, com 77 mil famílias fornecedores. “As prioridades de atendimento que o programa recorre são pessoas em situação de insegurança alimentar, mas conseguiram expandir para atender aos povos indígenas totalizando 19% da participação total no ano de 2023”, contabilizou.

Naiara também informou sobre o decreto 11.936/2024 que estabelece diretrizes importantes para a composição da cesta básica de alimentos no Brasil, priorizando alimentos orgânicos e minimamente processados. Uma medida visa garantir uma alimentação adequada e saudável para a população, e respeitar o hábito alimentar de cada região do país.

 

Espaço, Saúde e Bem-Estar: o local sediou uma palestra informativa e esclarecedora sobre o equilíbrio feminino, ministrada por Sâmia Maluf, renomada Aromaterapeuta e Fundadora da By SAMIA. A palestra, intitulada “Equilíbrio feminino: Aromaterapia e cuidados naturais para as mulheres”, abordou uma ampla gama de tópicos relevantes para a saúde e o bem-estar das mulheres. A profissional destacou a importância dos hormônios como mensageiros químicos que desempenham um papel vital no corpo feminino, influenciando uma variedade de funções, desde o controle do batimento cardíaco até o humor e o sono. Discutiu também as múltiplas manifestações físicas e psicológicas associadas aos ciclos menstruais e a menopausa, enfatizando a influência dos hormônios e oferecendo orientações para o alívio dos sintomas utilizando a aromaterapia e outros cuidados naturais.

 

Entre outras recomendações, ela destacou os benefícios da alimentação balanceada, a prática de atividades complementares como yoga e meditação, além do uso de fitoterapia e aromaterapia para proporcionar alívio dos sintomas menstruais e da menopausa. Durante a palestra, foram compartilhadas diversas dicas práticas, incluindo a diluição adequada de óleos essenciais antes da aplicação na pele, além de receitas de chás e técnicas de automassagem abdominal para promover o bem-estar durante os ciclos menstruais e na menopausa.

 

Lounge VIP Nutricionistas: o espaço foi o endereço onde a Dra. Carolina Pimentel destacou a importância do consumo de sucos no Brasil, hábito enraizado na cultura alimentar do país. Segundo Carolina, “o consumo da bebida durante as refeições é uma prática tradicional por aqui, onde podemos encontrar no mercado variedades de sucos integrais, concentrados, reconstituídos ou mistos”. 

Os sucos reconstituídos, por exemplo, são feitos 100% a partir da fruta, onde o processo inclui a desidratação da fruta para facilitar o transporte e a reidratação na fábrica. Já os sucos conhecidos como néctares são diluídos em água, contendo entre 10% e 50% de suco da fruta, enquanto os refrescos possuem uma quantidade mínima de 10% de suco de fruta ou 5% de suco de vegetal.

Boas escolhas alimentares influenciam diretamente a saúde e, portanto, devem ser conscientes e informadas. A leitura atenta dos rótulos de sucos de caixinha, por exemplo, ajuda a entender a composição e a segurança do produto. A tecnologia não apenas melhora a praticidade e eficiência na produção de alimentos, mas também promove a segurança e a saudabilidade do produto.

Relatórios indicam que o consumo insuficiente de frutas, legumes e verduras contribui para milhões de mortes prematuras. Portanto, a segurança alimentar, que implica em ter alimentos saudáveis e livres de doenças, com leis aprovadas pela avisa, são fundamentais para o andamento da indústria. “Qualquer escolha que fizermos no nosso dia a dia vai fazer a diferença, então, precisamos escolher qual diferença queremos fazer”, enfatizou Carolina.

Desenvolver habilidades culinárias são aspectos importantes para uma alimentação variada, colorida e saudável, rica em compostos ativos que previnem doenças. Compreender a complexidade dos fatores que determinam o padrão alimentar, que inclui aspectos econômicos, sociais e tecnológicos, é crucial para uma abordagem holística da nutrição. “No fim o que todos nós precisamos é de uma alimentação cheia de variedades, colorida e saudável, pois, são as cores que comunicam todos os compostos ativos que capacitam a prevenção de doenças”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *