Conscientização da Imunização é Destaque no Dia Mundial da Imunização
No último domingo (9), comemorou-se o Dia Mundial da Imunização, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da vacinação. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Butantan, mais de 60% dos municípios brasileiros não alcançaram a meta de 95% de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde em 2023. A pesquisa avaliou imunizantes aplicados durante o primeiro ano de vida, como hepatite A/B, varicela e febre amarela.
Dados Alarmantes da Cobertura Vacinal
Apesar do aumento no número de cidades que atingiram a meta de vacinação, subindo de 1.745 em 2022 para 2.100 em 2023, o Brasil possui 5.568 municípios, indicando uma cobertura ainda insuficiente. Desde 2016, todas as coberturas de imunizantes previstos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão em declínio.
Riscos da Queda na Imunização
Dr. Alan Mezzavilla, alergista e imunologista da Ativia Saúde, alerta sobre os perigos dessa queda na imunização. “A vacinação previne doenças potencialmente fatais ou que podem causar complicações graves como pneumonia, tétano e meningite. Com a baixa imunização, doenças que estavam erradicadas podem reaparecer. Já estamos observando novos casos de rubéola e outras doenças graves”, destaca o médico.
Importância do Dia Mundial da Imunização
O Dia Mundial da Imunização é uma data crucial para reforçar a importância de manter as vacinas em dia. “Existem vacinas para todas as faixas etárias, e campanhas como esta são fundamentais para reduzir e erradicar doenças”, ressalta Alan.
Programa Nacional de Imunizações
O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos maiores do mundo, oferecendo gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) 48 imunobiológicos, incluindo 31 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas para toda a população.
Para mais informações sobre vacinas, entre em contato com a Secretaria de Saúde de sua cidade ou com o posto de saúde mais próximo.