De acordo com um estudo publicado na revista Nature Medicine, os sistemas de Inteligência Artificial (IA) podem aumentar as chances de diagnóstico precoce do câncer de mama. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Lubeck desenvolveram a ferramenta de IA.
Foram analisadas 461.818 mulheres que participaram do processo de triagem de câncer de mama para pacientes assintomáticos, com idades entre 50 e 69 anos. A pesquisa foi feita na Alemanha, entre junho de 2021 e fevereiro de 2023.
O aparelho desenvolvido pelos pesquisadores rotula os exames “não suspeitos” como normais. Por outro lado, os exames “suspeitos” recebem um alerta, destacando a área da imagem que merece mais atenção.
Ao todo, 2,8 mil pacientes que contaram com a ajuda de IA foram diagnosticadas com câncer de mama (6,70 mulheres de mil). Em contrapartida, apenas 5,70 de mil mulheres que não utilizaram a ferramenta com IA foram diagnosticadas com a doença. Ou seja, a IA ajudou a identificar um caso a mais a cada mil mulheres examinadas.
O Câncer de Mama é um dos mais incidentes no mundo, e esse cenário incentiva buscas por ferramentas para melhorar e acelerar o diagnóstico do câncer. Pesquisadores avaliam o software de IA como promissor e de grande ajuda.