Norma Internacional ISO 21001 Foca na Inclusão e Melhoria Contínua das Escolas para Alunos Especiais
Aumento de Diagnósticos de Autismo
De acordo com o CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos Estados Unidos, uma em cada 36 crianças é diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Esse número representa um aumento significativo em comparação ao ano 2000, quando a taxa era de uma em cada 150 crianças. Embora ainda não haja um estudo brasileiro específico sobre TEA, os dados norte-americanos fornecem um panorama preocupante sobre a necessidade de uma educação mais inclusiva.
A Importância da Norma ISO 21001
A norma ISO 21001, desenvolvida pela International Organization for Standardization, destaca-se como um sistema de gestão essencial para a inclusão e a melhoria contínua nas instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas. Esta norma exige a presença de educadores e profissionais capacitados para lidar com pessoas com deficiência (PCD).
Educação Inclusiva e Diagnóstico Precoce
Rosemary Vianna, vice-presidente de Sistemas e Pessoas da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), explica: “Um ambiente escolar preparado e com profissionais qualificados auxilia, inclusive, nos diagnósticos. A ISO 21001 também permite a personalização da abordagem educacional, garantindo que o ambiente seja verdadeiramente inclusivo.”
Envolvimento das Famílias e Melhoria Contínua
Para que uma organização educacional obtenha a certificação ISO 21001, é necessário incentivar o envolvimento das famílias na gestão escolar e implementar o ciclo PDCA – Plan, Do, Check, Act (planejar, fazer, verificar e agir). Este processo de melhoria contínua é essencial para garantir a satisfação dos alunos e a inclusão efetiva.
Rosemary Vianna destaca: “O processo de certificação é iniciado com a solicitação da organização para uma entidade certificadora, envio de documentos e realização de auditorias. Não apenas uma maneira de se destacar no mercado e de seguir as legislações vigentes, a conformidade com essa norma influencia diretamente no futuro educacional do país.”
Convergência com a Lei Brasileira de Inclusão
A norma ISO 21001 possui pontos em comum com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) nº 13.146, vigente desde 2016. A LBI assegura e promove direitos, liberdades fundamentais, inclusão social e cidadania de pessoas com deficiência. Assim como a ISO 21001, a LBI enfatiza a necessidade de professores capacitados e recursos de acessibilidade e tecnologia assistida.
Conclusão
O aumento dos diagnósticos de autismo exige que as escolas se adaptem para proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade. A implementação da norma ISO 21001 é um passo fundamental para garantir que as instituições de ensino estejam preparadas para atender às necessidades de todos os alunos, promovendo um ambiente inclusivo e propício para o desenvolvimento de cada indivíduo.