Descubra como a diabetes afeta a visão!
Qual de nós não tem um familiar com diabetes? Ou um conhecido muito próximo? A verdade é que, infelizmente, a diabetes é uma condição crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e sua relação com a saúde ocular é uma área de grande preocupação médica.
A visão é um dos sentidos mais preciosos que temos, e a diabetes pode impactá-la de maneiras significativas e, muitas vezes, irreversíveis, se não for adequadamente gerenciada. Já não é mais sobre a saúde do corpo geral, da glicose, do peso, do comer ou não comer.
Agora, ter diabetes implica em ser triplamente cuidadoso para que seus efeitos não impliquem em nossa visão. A sua qualidade de vida pode ser diretamente afetada pelo mal cuidado ou a falta de conhecimento prévio sobre o assunto.
Não permita mais que isso seja uma verdade em sua vida. Venha conferir tudo que pode saber sobre a relação entre diabetes e visão!

A diabetes e o olho humano

A diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2, é caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue. Quando esses níveis permanecem elevados por longos períodos, eles podem causar danos aos vasos sanguíneos em várias partes do corpo, incluindo os olhos. Mas afinal, por que isso acontece? E por que logo na região dos olhos?

Bem, a verdade é que o olho humano é uma estrutura delicada, repleta de pequenos vasos sanguíneos que são essenciais para a nutrição e o funcionamento das células oculares. Quando esses vasos são danificados, várias complicações oculares podem surgir. Uma das complicações mais sérias é a retinopatia diabética, que afeta a retina, a camada sensível à luz localizada na parte posterior do olho.

A retina é responsável por converter a luz em sinais elétricos que são enviados ao cérebro, onde são interpretados como imagens. Quando os vasos sanguíneos da retina são danificados devido ao excesso de glicose no sangue, eles podem vazar, causar inchaço ou mesmo se romper, levando à perda de visão…

Retinopatia diabética: a ameaça silenciosa

A retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira em adultos em idade produtiva. Ela é frequentemente chamada de “ameaça silenciosa” porque, em suas fases iniciais, pode não apresentar sintomas. Muitas vezes, a perda de visão ocorre de forma gradual, e o paciente pode não perceber até que a condição esteja em um estágio avançado.

Existem dois tipos principais de retinopatia diabética: a não proliferativa e a proliferativa. Na retinopatia não proliferativa, os vasos sanguíneos da retina se tornam fracos e vazam fluidos para a retina, causando inchaço…, mas isso não é tudo!

À medida que a condição progride, pode ocorrer isquemia, uma redução no fornecimento de sangue para a retina, o que leva à formação de novos vasos sanguíneos anormais, característica da retinopatia proliferativa. Esses novos vasos são frágeis e propensos a sangrar, o que pode causar a formação de cicatrizes e descolamento da retina, resultando em perda de visão severa.

A principal causa da perda de visão

O edema macular diabético (EMD) é outra complicação comum da diabetes e a principal causa de perda de visão em pacientes com retinopatia diabética. A mácula é a parte central da retina responsável pela visão central e pela capacidade de ver detalhes finos. Quando ocorre acúmulo de fluidos na mácula devido ao vazamento dos vasos sanguíneos danificados, a visão central pode ser gravemente afetada, tornando tarefas como ler, dirigir e reconhecer rostos extremamente difíceis.

Mas saiba que, além da retinopatia diabética e do edema macular, a diabetes também está associada a um risco aumentado de outras condições oculares, como catarata e glaucoma. Embora a catarata seja uma condição comum em pessoas idosas, pessoas com diabetes têm um risco significativamente maior de desenvolver catarata em idades mais jovens.

A catarata é caracterizada pela opacificação do cristalino, a lente natural do olho, que normalmente é clara e transparente. Quando o cristalino se torna opaco, a visão torna-se turva, e a sensibilidade ao brilho aumenta, o que pode prejudicar gravemente a qualidade de vida.

O glaucoma, por sua vez, é uma condição em que o aumento da pressão intraocular danifica o nervo óptico, que conecta o olho ao cérebro. Pessoas com diabetes têm um risco maior de desenvolver glaucoma, que pode levar à perda de visão permanente se não for tratado.

Como a diabetes afeta a visão

Agora você já entendeu como a diabetes afeta a visão diretamente, não é um fenômeno direto e desenfreado, mas tem os seus mecanismos e os seus riscos, envolvendo a delicadeza nítida dos olhos humanos.

Dado o impacto potencialmente devastador da diabetes na visão, o controle rigoroso dos níveis de glicose no sangue é fundamental. Estudos mostram que manter os níveis de glicose no sangue dentro de uma faixa saudável pode retardar ou mesmo prevenir o desenvolvimento de complicações oculares relacionadas à diabetes.

Controlar outros fatores de risco, como a hipertensão arterial e o colesterol elevado, também é muito importante para proteger a visão. Mas o primeiro passo você já deu: que é se manter informado! Continue assim, esse, na verdade, é um ótimo portal para você obter informações atualizadas sobre o mundo da saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *