No cenário atual, o conceito de branding pessoal transcende a aplicação exclusiva a empresas e produtos, estendendo-se também aos indivíduos que desejam destacar-se em suas respectivas áreas de atuação, como os médicos, por exemplo.
Diante do contexto da medicina, onde a confiança e a reputação são absolutamente essenciais, a gestão da marca pessoal adquire uma relevância ainda maior! No entanto, é completamente normal que você se sinta confuso(a) em relação ao que, de fato, é o branding pessoal,
É importante que os profissionais da saúde saibam como desenvolver e fortalecer suas marcas pessoais sem maiores dificuldades, se posicionando única e autenticamente no mercado médico competitivo atual. Afinal, o branding nada mais é que uma gestão estratégica da sua marca, daquilo que você transmite, da maneira como se posiciona.
Existe todo percurso de criação de confiança e credibilidade; percurso este que todos os que desejam fortalecer seu branding precisam passar – no entanto, no âmbito da medicina, o cuidado com tal ação faz-se ainda mais necessário, já que exige atenção à diferenciação e à influência geradas. Se você é um médico e deseja compreender mais acerca desse assunto, continue no artigo!
Branding para médicos: o que é e por que é importante?
Tão popular no marketing digital atual, o branding se tornou uma verdadeira preocupação de diversos profissionais ao longo do mundo. A sua abordagem e a simples maneira como você se veste e se apresenta são critérios para avaliação e julgamento dos seus clientes; na medicina, tal atributo não se faz diferente, pelo contrário, para se construir um bom branding você precisa de um cuidado especial.
O branding, para médicos, é usado a fim de estabelecer uma reputação forte, atrair mais pacientes – ou, em alguns casos, os pacientes certos – e, ao longo do tempo, construir relações de confiança, relações duráveis.
A medicina é um campo bastante pessoal e humano, de modo que, para muitos profissionais de saúde, talvez seja difícil se reconhecer enquanto “marca”; no entanto, a gestão cuidadosa da imagem e reputação é fundamental diante do mercado atual.
A preocupação com sua “marca pessoal” é importante porque carece de equilíbrio: você pode manter a sua imagem de profissional humanizado e, ao mesmo tempo, buscar soluções que melhorem a sua gestão empresarial e financeira, alcançando novos horizontes em sua carreira. Quer saber mais sobre isso? Vamos prosseguir!
Branding pessoal para médicos: meios de criação
Existem alguns meios iniciais no que consta a criação de uma marca pessoal que seja única e efetiva. Os médicos que estão dispostos a lapidar sua abordagem devem desenvolver uma identidade profissional única e coerente. Isso inclui aspectos como:
- Nome e Logo: Um nome de consultório ou clínica, bem como um logo, podem ajudar a criar uma identidade visual reconhecível.
- Mensagem e Valores: Definir claramente sua missão, visão e valores pode diferenciar você de outros profissionais.
- Tom de Comunicação: O estilo de comunicação adotado em consultas, materiais educativos e presença online pode refletir a personalidade e o cuidado que os pacientes podem esperar.
Observe que definir a forma como você é chamado e visto (nome e logo) não são superficialidades – essa é a “cara” da sua carreira, a forma como você será apresentado no “boca a boca” – é preciso ter estratégia e visão sobre onde você deseja chegar.
Apresentar ao público os seus valores e definir o seu tom de comunicação são itens importantes por um motivo: encontrar o equilíbrio entre pessoalidade e profissionalismo. Os pacientes precisam notar que você leva o seu trabalho a sério e tem princípios bem estabelecidos, além de perceber que você é estável em sua comunicação e firme em seu trabalho.
O significado da presença digital
Embora o mais importante da medicina ainda seja, hoje, a recomendação no “boca a boca”, manter uma presenta ocasional e estável no digital não faz nada além de melhorar o seu posicionamento e impulsionar o seu status.
No ramo da saúde, um site bem projetado não só oferece informações práticas, como especialidades, serviços oferecidos e informações de contato, mas também pode ser uma plataforma para educar pacientes e transmitir credibilidade.
Veja, você não está disposto a correr o risco de ser descredibilizado ao publicar conteúdos rasos que repliquem o que está em alta na internet, mas deve saber usar o que existe de bom a seu favor. Utilizar plataformas como LinkedIn, Facebook e Instagram para compartilhar conhecimento médico, dicas de saúde e histórias de sucesso pode ajudar a construir uma comunidade e estabelecer conexões significativas com pacientes atuais e potenciais.
Os depoimentos e testemunhos sobre o seu trabalho têm, claramente, um valor imensurável. Saber gerenciar comentários, avaliações e testemunhos online pode influenciar a percepção pública e reforçar a reputação! Pense nisso, os tempos estão mudando e é importante que você saiba como usar isso em benefício próprio, a fim de conquistar a carreira promissora e a autoridade tão desejadas.