A Germed, laboratório farmacêutico pertencente ao Grupo NC, alcançou um marco significativo em 2023 ao subir da 8ª para a 4ª posição no ranking das fabricantes de genéricos. Segundo a consultoria IQVIA (PPP/FEV-2024), a empresa registrou um faturamento inédito de cerca de R$ 1,2 bilhão, representando um crescimento de 25% em relação a 2022. No período, foram comercializadas 117 milhões de unidades de medicamentos, elevando a participação de mercado da Germed para 6,5%. Para 2024, a meta é alcançar um faturamento de R$ 1,4 bilhão, o que corresponderá a um avanço de 19%, mantendo a nova posição conquistada.
O diretor-executivo de genéricos do Grupo, Caue Nascimento, atribui o sucesso a um novo modelo de gestão que revitalizou o propósito da companhia. “Queremos construir um grande laboratório de medicamentos genéricos do Brasil e dobrar o faturamento da Germed nos próximos 4 anos. Estamos apenas no início desta nova história que começa a ser escrita pela companhia”, afirma Nascimento. Os pilares dessa gestão incluem a valorização e motivação dos colaboradores, investimentos em reposicionamento de marca, tecnologia, mídia, qualificação da malha de distribuição e uma estratégia go-to-market.
Entre 2020 e 2024, a Germed renovou e atualizou seu portfólio, focando em marcas representativas e desenvolvendo um pipeline estratégico de produtos. Gustavo Possani, diretor-adjunto de marketing, destacou a importância dos lançamentos: “Nossa intenção é trazer ao mercado cada vez mais moléculas e extensões de linhas de medicamentos de prescrição que ainda não possuem versão genérica”. No último trimestre de 2023, os lançamentos responderam por 12,4% do faturamento da companhia.
Possani também ressaltou a nova identidade visual da Germed, com embalagens modernas e um design mais clean, que visam tornar a marca mais jovem e reconhecível nos pontos de venda. “Toda essa transformação teve o objetivo de reforçar nosso movimento de evolução associado à nossa essência de simplificar a busca por uma vida mais equilibrada”, explica.
A valorização da equipe também foi fundamental para o crescimento. Nascimento destaca a readequação de perfis profissionais, celebrações e reconhecimentos, promoções e contratações alinhadas com a cultura da empresa, além de investimentos em treinamento e desenvolvimento da liderança. Esses esforços resultaram na certificação GPTW em 2023, com 30% do time reconhecido em 2024.
A Germed também adotou novas estratégias de promoção e venda para distribuidores, incluindo a utilização de tecnologias e canais inovadores. A força de vendas aumentou de 89 para 130 pessoas, expandindo a presença para 20 estados do país e criando uma estrutura de gestão mais eficiente e personalizada.