Carlos Bassi, Co-Fundador e CEO da Quoretech, detalha os processos necessários para o futuro dos diagnósticos cardíacos
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. De acordo com o relatório “Carga Global de Doenças e Fatores de Risco Cardiovasculares” de dezembro de 2023, mais de 400 mil brasileiros perderam a vida em 2022 devido a doenças cardiovasculares, incluindo a fibrilação atrial e o acidente vascular cerebral (AVC).
Com esses dados alarmantes, a Quoretech, em busca de melhorar o diagnóstico e ampliar sua acessibilidade, traz ao mercado uma tecnologia de Inteligência Artificial para diagnósticos mais precisos e precoces de doenças cardiovasculares, com foco especial nas arritmias cardíacas, sendo a fibrilação atrial a mais comum.
Revolução no Diagnóstico Cardiovascular
A Quoretech está transformando a forma como os diagnósticos de doenças cardiovasculares são realizados, focando em arritmias cardíacas. Fundada com o propósito de revolucionar o diagnóstico cardiovascular, a empresa busca maximizar a eficiência, a precisão e a cobertura do diagnóstico, conquistando o mercado brasileiro e expandindo para outros mercados.
Carlos Bassi, Co-Fundador e CEO da Quoretech, compartilha a visão que guia a empresa: “Nosso objetivo é oferecer uma solução conectada de ponta a ponta para aperfeiçoar, simplificar e acelerar o processo de diagnóstico de arritmias, disponibilizando a tecnologia onde há necessidade imediata, no local de atendimento.” Com a integração de IoT e inteligência artificial, a Quoretech oferece modelos de negócios acessíveis, permitindo que consultórios e clínicas adotem métodos diagnósticos que antes eram exclusivos de centros de excelência.
Monitorização Contínua com Inteligência Artificial
Uma das inovações mais notáveis da Quoretech é a monitorização cardíaca contínua de até 7 dias com Inteligência Artificial, aumentando a taxa diagnóstica de fibrilação atrial. “O mercado brasileiro de diagnósticos de arritmias deve se expandir ao menos cinco vezes nos próximos cinco anos. Acreditamos que alcançaremos padrões de excelência na monitorização de longa duração”, ressalta Bassi.
No centro desta revolução está o QuoreOne, a solução de diagnóstico que combina três grandes blocos de tecnologia: um dispositivo IoT que coleta o sinal do coração por até 7 dias contínuos, captando cerca de 600 registros por segundo, que se comunica via Bluetooth com aplicativo proprietário para prover dados em tempo real com a plataforma em nuvem onde as informações são acumuladas e algoritmos de Inteligência Artificial fazem a análise. O produto dos algoritmos é um pré-laudo revisado por um médico especialista, gerando o diagnóstico final.
Melhorias na Jornada Diagnóstica
A jornada convencional de um paciente que necessita de um exame de monitorização cardíaca inclui procurar um médico, que fará uma prescrição do exame, buscar um estabelecimento, agendar e fazer o exame, esperar o resultado, retirar o laudo e levar de volta ao médico prescritor. Com o QuoreOne, o médico pode instalar o exame no momento da consulta, encurtando o tempo entre o diagnóstico e a indicação do tratamento mais adequado.
A tecnologia da Quoretech traz mais praticidade na instalação do exame e mais conforto ao paciente durante sua execução por não ter fios, permitindo movimentos livres e manutenção das atividades diárias, incluindo exercícios físicos. O dispositivo é também resistente à água, permitindo banho durante a realização do exame, o que melhora a adesão ao exame e fidelização do paciente ao médico.
Modelo de Negócio Acessível
Com o modelo de assinatura da Quoretech, os médicos podem utilizar a tecnologia de monitorização cardíaca através de uma assinatura mensal e uma taxa por exame realizado, sem a necessidade de grandes investimentos iniciais, tornando o diagnóstico mais acessível.
Visão e Futuro
A visão da Quoretech é clara: tornar-se a plataforma de inteligência diagnóstica de confiança dos cardiologistas, com a maior base de dados de sinais cardíacos do mundo. A empresa ambiciona estar presente em todas as clínicas e consultórios de cardiologia e pretende atender mais de 2.000 estabelecimentos de saúde, alcançando 1,5 milhões de exames por ano em 2028. Além disso, realizar diagnósticos precoces para reduzir riscos de morbidades, descobrir novos padrões para detecção de arritmias e aumentar a taxa diagnóstica de todos os tipos de arritmias.
“Nossa missão na Quoretech é criar tecnologia que não só melhore a vida das pessoas, mas também impulsione a inclusão digital, oferecendo soluções que simplificam processos complexos, aumentam a produtividade e melhoram a experiência tanto dos médicos quanto dos pacientes”, conclui Bassi.